Hillier, O lago rosa da Austrália

Postado em

talvez já tenha se deparado com a fotografia do Lago Hillier em algum momento de sua vida. Famoso por sua cor rosada, o lago está situado na Midle Island, no arquipélago de Recherche, no estado australiano de Western Australia. Visto de cima, se assemelha a um grande chiclete cor de rosa. Quem chega até a ilha de avião não consegue deixar de dar uma esticada de pescoço para observá-lo.

O lago possui cerca de 600 metros de comprimento e está rodeado por uma faixa de areia, seguida de uma densa floresta de eucaliptos. Outra estreita faixa de dunas de areia coberta por vegetação nativa separa o lago rosa do Oceano Pacífico. A cidade grande mais perto de lá é Perth. Sydney e Melbourne ficam do outro lado do país.

Ao contrário de outros lagos cor de rosa no mundo, a tonalidade particular do Lago Hillier ainda não possui uma causa certa, embora especula-se que a cor surja a partir de um corante criado pelo organismos Dunaliella salina e Halobactéria. Outra hipótese é de que a cor rosa se dá devido a bactérias halófilas vermelhas nas crostas de sal. Sobre pelo menos um ponto os cientistas que estudam o local têm certeza: a cor não é um truque de luz e isso pode ser provado ao levar uma quantidade de água do lago em colocá-la em um recipiente qualquer. A cor de rosa é permanente.

Um dos primeiros relatos da história sobre o lago rosa do arquipélago de Recherche remonta aos escritos de Matthew Flinders, um navegador britânico, feitos em 1802. Flinders tinha escalado o pico mais alto da Midle Island (agora conhecido como Pico de Flinders) para examinar as águas que o cercam quando se deparou com este lago rosa notável. Exceto por alguns anos, quando houve extração de sal na região, a ilha e seu lago rosa ficaram quase intocados. Desde então, o local fornece aos visitantes uma das vistas mais deslumbrantes de uma das grandes maravilhas naturais do mundo.

Fonte: Amusing Planet 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s